Skip to main content
Felipe Cardoso Barbosa
Product Marketing Manager
Asked a question last year

Vamos nos apresentar? Qual empresa vocês trabalham, como é a estrutura de Marketing de Produto e quais as suas principais atribuições como PMM? :)

Sorry, you can only ask questions if you're logged in!

Oi! 

Sou Amanda. Especialista de marketing e produto na Sascar, empresa de tecnologia para gerenciamento de frota do grupo Michelin. B2B. Produtos envolvem hardware e software.

Sou responsável por 2 produtos do nosso portfólio. Um deles o maior desafio é o produto e outro é processo e escabilibilidade. Nos dois casos, me vejo como um mix de PM e PMM. PO das squads, definição de roadmap, alinhamento de todos os processos operacionais com times, preço, concorrência, treinamento a equipes comerciais, suporte aos times internos, relacionamento com stakeholders.

Empresa está num movimento super forte de internacionalização também. Tem sido bem desafiador!

Oi galera, eu sou a Isa Maringoni, trabalho como PMM oficialmente desde 2017, mas, entendo que fui product marketing toda a minha carreira, mas em outros cargos. Hoje sou PMM na Loft e estamos construindo este time novo por lá.
Meus principais desafios atuais são metrificar todas as ações que nós, como PMMs, executamos em nosso dia-a-dia. Hoje tenho atuado no lançamento de novas features e engajamento, mas, realizo diversas ações que servem para contribuir na jornada como um todo, NPS, só que sem um impacto direto (ou com ações simultâneas, dificultando a mensuração). Quem mais tem esse dificuldade no dia-a-dia?


 

Eduardo Spring
Marketing Analyst at EBANX

Oi!

Eu trabalho no EBANX, em um grupo menor focado exclusivamente no end user, estamos implementando a área de Product Marketing e aprendendo como se adequa a nossa rotina, para o B2C ainda estamos beeem no comecinho.

Em resumo, meu trabalho atualmente está focado em ser a ponte entre os times técnicos do marketing junto ao times de engenharia e PM.

Luciana Borges
Product Marketing Specialist

Olá!

Meu nome é Luciana e atualmente trabalho como Product Marketing na Company Hero, uma startup de São Paulo que está reinventando a forma como pequenos empreendedores podem abrir seus negócios.

Temos diversas frentes no produto e atualmente eu sou responsável por ser o elo entre a área de marketing e o PO responsável pela frente de Escritório Virtual.

De uma forma geral, meu trabalho consiste em elaborar toda a estratégia go to market do EV, sendo: análise competitiva, comunicação de novas features e construção de cases dos clientes, etc.

Além disso, tenho como objetivo contribuir para a escala do nosso programa de parcerias para contadores.

A minha área é nova e cheguei com o desafio de criar processos e expandi-la para outras frentes do negócio :)

 

Cassiane Vilvert
Product Marketing Manager @ VTEX

Oi pessoal, 
Eu sou a Cassi e trabalho como Product Marketing Manager na VTEX128

Hoje na VTEX, a área de Produto Marketing está dentro de Produto, o que nos faz trabalhar muito próximo aos PMs, Diretores de Produto e o CPO. Ao mesmo tempo, temos uma conexão forte com o times de Marketing e Sales Enablement, que estão ligado à estrutura de Growth. 

Nossas atribuições vão desde análise competitiva (mercado e concorrência), posicionamento, planejamento de go-to-market (novas features e novos produtos), até comunicações de produto mais recorrentes, como roadmap público, breaking-changes, incidentes, user-onboarding, NPS, além de algumas iniciativas novas que estão no forno. 

A empresa está com desafios muito bacanas: expandir nos EUA e Europa, manter-se líder na América Latina, e consolidar produtos em novos segmentos de mercado no Brasil. 

Eu sou a primeira PMM contrada na empresa e a nossa área está crescendo. Se alguém quiser bater um papo, estou super à disposição!

Eu começo!

Hoje eu trabalho na Vindi e o meu cargo é de Especialista em Marketing de Produtos. 

A área está dentro do time de Marketing e hoje tem eu e mais uma colega com essa função. Quando começou a ser formada a ideia era que eu trabalhasse próximo ao time de vendas Enterprise e minha colega SMB.

Mas na prática, apesar de em alguns momentos ter essa divisão de esforços, muitos projetos a gente faz junto e impacta na empresa toda.

Hoje nossas principais atribuições são: análise competitiva (mercado e concorrência), lançamento de novidades de produto, cases de clientes e veio pra Marketing de Produto projetos de precificação de produto.

E como é na empresa de vocês?

Olá!

Ao contrário dos demais membros do grupo eu não atuo na área de marketing de produto.

Atuo como analista de negócios no LuizaLabs (Uberlândia) e pretendo ir para a função de Product Owner/ Product Manager.

Participo do grupo pois tenho interesse também em entender de marketing de produtos, acredito que um bom product manager deve ter bons conhecimentos de marketing uma vez que não é possível falar de produto sem falar de marketing.

Espero aprender muito aqui na comunidade!

Dorly Neto
Community Marketing Manager at Rocketseat

Legal! Eu trabalho na Rocketseat, plataforma online de programação, que oferece educação e conexão para developers.

Nossos times são organizados de acordo com a experiência dos clientes. Assim, temos um time focado na experiência do usuário na plataforma, na experiência dos leads, na experiência da audiência (redes sociais), na experiência dos estudantes, etc.

O que se entende por marketing e product marketing fica na responsabilidade do time de experiência dos leads. Especialmente o que envolve as estratégias de lançamento, inbound e performance dos produtos.

Eu me divido entre os times de experiência dos leads e experiência da comunidade.

Related Questions

No related questions.

Question Stats

288 views
9 followers
Asked a question last year
Views this month